XVII Colóquio
Internacional
de Geocrítica

Introdução

Os Colóquios Internacionais de Geocrítica se realizam desde o ano de 1999 e são o momento de encontro presencial dos membros do Grupo Geocrítica Internacional. O Grupo foi articulado na Universitat de Barcelona, pelo Professor Horácio Capel, em 1996, quando foi também criado o Portal Geocrítica e lançadas as primeiras edições do Boletim Geocrítica Internacional. Nos primeiros anos, o encontro era realizado anualmente, tornando-se bianual a partir de 2008, intercalando-se com o Simpósio Internacional de História da Eletrificação, também organizado em escala ibero-americana. As edições anteriores ocorreram em Barcelona (1999 a 2001; 2003; 2005; 2006; 2008, 2014; 2016 e 2018), Santiago do Chile (2002), Porto Alegre (2004), Cidade do México (2007), Buenos Aires (2010) e Bogotá (2012).

A crise provocada pela pandemia da COVID-19, contudo, interrompeu a sequência de eventos presenciais, pois o Colóquio de 2020, que seria realizado na cidade de São Paulo (USP), foi cancelado devido às restrições provocadas pelo vírus. A incerteza da retomada das atividades nas universidades brasileiras também impediu sua realização em 2022.

Assim, chegamos a 17ª edição do Colóquio com uma perspectiva de reestabelecer elos e intercâmbios acadêmicos, buscando realizar um balanço crítico dos aspectos econômicos e sociais mais relevantes neste período pós-pandemia. Será também uma oportunidade de realizar um balanço crítico da própria produção relacionada ao Grupo Geocrítica Internacional e aos colóquios por ele promovidos, a partir da realização de mesas que terão por objeto a história e o estado atual de discussão dos temas de relevo que foram foco dos debates do grupo nos últimos 25 anos.  

Como pode ser observado na organização do evento, o Colóquio reunirá um grande número de pesquisadores brasileiros e ibero-americanos, o que, em si, significa uma importante contribuição à produção científica no campo do conhecimento ao qual se relaciona, considerando-se a oportunidade de interlocução nacional e internacional orientada para o aprofundamento de temas importantes para as ciências sociais no Brasil.

O intercâmbio possibilitado pelo Colóquio fortalece o projeto de internacionalização da Universidade brasileira e dos seus pesquisadores envolvidos na organização, participação e difusão do evento. Uma grande parte dos participantes acompanha os Colóquios nos seus 25 anos de realização, tempo ao longo do qual foi possível retomar e aprofundar temas debatidos, organizar investigações interinstitucionais, promover projetos editoriais e organizar redes de pesquisa com grande impacto no desenvolvimento de investigações e de formação acadêmica. O Projeto Capes Print do PPFH/UERJ e a Rede Latino Americana Espaço e Economia (Relaee) são exemplos expressivos dos resultados dessa sólida interlocução e foram o fundamento do convite para que a UERJ sediasse pela primeira vez uma edição do Colóquio.

Como é tradição dos Colóquios, sua realização é sempre precedida pela divulgação dos textos integrais pelo portal do evento, de forma que a leitura prévia das apresentações permita um diálogo mais profícuo entre os presentes.  Essa prática não apenas possibilita melhor aproveitamento do debate, como contribui para agilizar a organização das coletâneas de texto que, em seguida ao evento, são publicadas em revistas acadêmicas e em livros impressos e online.

Realização:

Apoio: